Tradutor

terça-feira, 5 de junho de 2012

A SBAC do Rio Grande do Sul participou do Fórum dos Coordenadores do curso de Farmácia - edição 2012

A presidente da SBAC -RS, Dra. Carmen Pilla, palestrou para os coordenadores do curso de Farmácia do Estado, com o tema " Farmacêutico está preparado para o mercado de trabalho: Análises Clínicas?''
Dra. Carmen fez um apanhado dos cursos de Farmácia e comparou a carga horária das disciplinas clínicas da ênfase em análises clínicas da UFRGS, ainda em andamento, com a carga horária dos demais cursos, com formação generalista de farmacêuticos.
Mostrou que houve diminuição de 40-50% na carga horária destas disciplinas. Salientou que o estágio teve sua carga horária diminuída em 50% e comparou com a carga horária dos cursos da Biomedicina, mostrando a grande defasagem no aprendizado do farmacêutico com formação generalista, no ensino de Análises Clínicas. Mostrou ainda que o laboratório mudou, pois esta altamente automatizado, funcioando com equipamentos comandado por robótica.
Dra. Carmem propôs uma reflexão sobre o futuro do farmacêutico nas Análises Clínicas, porque os jovens que querem trabalhar em laboratório optam para fazer Biomedicina em detrimento à Farmácia. Propôs também uma revisão do tema pelo CFF, para não retirar do decreto que institui a profissão farmacêutica o item:
" realizar às análises de solicitação da clínica médica."



Jornada de Hematologia

No dia 14/04 a SBAC RS realizou uma Jornada de Hematologia no auditório do Hospital Divina Providencia. Foram palestrantes a Prof. Dra. Simone Castro e o Prof. Dr Diogo Pilger, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os professores focaram nas anemias, discorrendo sobre como identifica-las laboratorialmente e após foram discutidas diversos casos clínicos de anemias e a forma de clasifica-las através de dados do hemograma automatizado.
Na parte da tarde falou a Dra. Maria Silvia Martinho, consultora  científica da Sysmex  para a América Latina e Caribe com larga experiência em análises hematológicas. A Dra. Maria Silvia inicialmente discorreu sobre a interpretação dos dados fornecidos por equipamentos automatizados de hematologia. Na segunda parte  a Dra. Silvia Maria  mostrou como fazer o Controle de Qualidade em hematologia.

Comemoração Dia do Farmacêutico


A direção da SBAC-RS participou do jantar do Dia do farmacêutico, que reuniu o Conselho de Farmácia e demais entidades. Estiveram presentes na confraternização, a presidente Dr. Carmen Pilla, a vice-presidente Alzira Aquino e o tesoureiro Marcello Mascarenhas.